quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012

O bê-à-bá da rotina da pele



Como recebo vários emails com as mesmas dúvidas, vou resumir de forma clara e por ordem como devem usar os produtos.

Já sabemos que uma pele limpa e hidratada é o fundamental para uma boa aparência e maquilhagem perfeita, se tiverem uma boa pele nem precisam de usar base, apenas o "amigo" corrector/correctivo nas olheiras e pequenas imperfeições, porque a partir dos 25 anos as olheiras teimam em ganhar vida própria no nosso rosto e o corrector torna-se num item indispensável (a meu ver claro).

  • Creme de olhos -  usamos porque a pele começa a perder flacidez e a área à volta das olhos é que "enruga" primeiro, porque essa zona ocular é 10 vezes mais sensível que a do rosto, então precisa de um cuidado especial. Este é o primeiro produto que colocam, com as pontas dos dedos com suaves toquezinhos. Uso o Adavanced Night Repair Eye da Estée Lauder, mas também gosto do Liftactive Eyes da Vichy e são os dois que conheço melhor.
  • Protector solar - Esqueçam lá as declarações da Gisele Caroline Bündchen (que disse que não usava protector e não se devia usar), o protector solar é importantíssimo, porque o Sol é a maior causa de envelhecimento da pele e a partir dos 30 começam a aparecer aquelas manchinhas castanhas, tudo porque negligenciamos o uso de um protector, é essencial usar todos os dias do ano. Para quem tem vitíligo, o uso de um filtro solar também é fundamental para atenuar as manchas brancas e para quem tem uma pele sem manchinhas também, porque não estão livres de as ter.
  • O creme hidratante -  Escolham um adequado ao vosso tipo e estado de pele.  A partir dos 25, podem começar a usar um com ação anti-rugas - prevenção é a palavra de ordem. Um homem com cabelos brancos e rugas é charmoso e nós? Nós, mulheres somos descuidadas e velhacas, portanto minhas amigas temos de cuidar da nossa pele enquanto somos jovens para prevenir. Todos os cremes com enzima Q10 são anti-rugas. 

 Estes são os 3 passos importantes no cuidado e hidratação da pele de manhã e depois de se habituarem torna-se uma rotina e fazem num piscar de olhos.

Pele protegida e hidratada, chega a hora da maquilhagem e aqui reina a confusão - ele é primer, é base, é pós... 
  1. Desmitificando, podem ou não usar primer e se usarem é ANTES da base. Há quem não use primer e quem não viva sem, eu tenho dias que uso e outros que não, mas um primer à base de silicone ajuda a dar melhor aparência à pele, porque dá a ilusão que os poros e pequenas rugas e rídulas ficam dissimuladas e a base aguenta  muito mais horas, então é um produto que faz diferença no aspecto da pele. 
  2. Base - Podem ou não usar todos os dias, se têm uma pele bonita e viçosa podem dar descanso à base e usar quando fazem uma make mais elaborada; existem bases para todos os gostos, com pouca/média/alta cobertura, o importante é apostarem num produto bom que vos dê a sensação de conforto à pele. No dia-a-dia, uso o truque de misturar a base+creme+iluminador para uma pele bonita, uniformizada mas leve e natural. 
  3. Corrector - Podem dar "descanso" à base é certo, mas o corrector é quase indispensável para a maioria de nós, porque as olheiras e papos dão-nos um ar cansado mal acordamos, então o corrector vai iluminar essa zona e cobrir qualquer outra imperfeição que tenhamos. Para quem tem pouca olheira basta um corretor/iluminador liquido para iluminar a zona da olheira, para quem tem uma olheira com mais personalidade precisa de uma correcção mais profunda com um corrector com mais cobertura e no final da maquilhagem podem e devem usar sempre o tal correcto/iluminador para iluminar. O meu corrector/iluminador de eleição é o da Peggy Sage porque é muito fluido e ilumina a olheira mesmo que não tenham base porque se adapta à pele, além de que "limpa" todos os resíduos de sombra ou rimel que possam cair no processo de maquilhar o olho e a maquilhagem fica mais limpa e perfeita.  
  4. Eu não sou muito fã do pó no dia-a-dia porque ele tem tendência a pesar na pele, então aconselho a aplicarem uma camada muito de leve na zona T (testa, nariz e queixo) para matificar e reduzir a oleosidade dessa zona, que nas peles mistas e oleosas é mais proeminente. Se puderem comprem um pó solto e translúcido para se maquilharem em casa e guardem o compacto na carteira para retoques. O pó solto é mais leve e dá um acabamento mais natural. E para reduzir a oleosidade, o mais pratico e eficaz é usar aquelas folhinhas matificantes que "chupam" o sebum e não retiram a maquilhagem. São quase mágicas. :)
  • Agora podem brincar com as cores e dar um ar de saúde com o blush,  
  • para dar profundidade ao olhar sem usar sombras de uma maneira muito rápida é usar lápis macios, fazem um risco junto à linha de pestanas e esfumam com um pincel/dedo/cotonete e aplicam máscara de pestanas para abrir o olhar. Podem usar lápis verde. lilás, castanho bronze - são o truque ideal e rápido de "aprofundar" o olhar.  
  • Batom - Sim, o batom é necessário, porque alegra os nossos lábios e conseguintemente a nós, porque com o avançar da idade os lábios começam a perder firmeza e cor e o batom torna-se num aliado; porque existem cores tão bonitas que basta usar um batom com uma cor mais animada que o resto do rosto pode ficar o mais natural possível.

À noite, a limpeza da pele é FUNDAMENTAL. 
Retirar toda a maquilhagem ou limpar a pele mesmo que não estejam maquilhadas é essencial e aplicar creme também, porque é a noite que a pele absorve melhor o produto. De dia HIDRATAMOS a pele, à noite NUTRIMOS a pele.

Para a zona sensível dos olhos usem um produto bifásico, porque retiram a maquilhagem com mais suavidade e não são agressivos e no rosto usem um produto com pouco cheiro (perfume). 
Eu uso desmaquilhante bifásico para os olhos (o cils demasq da Maybelline o Respectissime da La Roche Posay), limpo a pele com o Cold Cream da Uriage (o mesmo creme gordo que uso de noite para nutir a pele) e termino com àgua de rosas ou água miscelar da Bioderma. 
E fico com a pele limpa, fresca e hidratada sem usar tónicos com perfume e leites desmaquilhantes que muitas vezes fizeram reacção na minha pele sensível e reactiva.

Espero ter ajudado e se tiverem dúvidas deixem neste post. ;)




      21 comentários:

      SilverLady From Concrete to Chanel disse...

      Olá,
      Já sigo o teu blog há muito tempo, mas não sou muito de comentar (mas ando a tentar mudar isso).
      Este post's está muito bom, simples e completo. Parabéns.
      Bjs*

      Mimi La Rose disse...

      SilverLady,

      Eu também sou uma leitora silenciosa mas às vezes é bom dizer aquilo que achamos para dar alento a quem escreve para nós. :)

      Obrigada pela tua visita.

      ***

      A Dona do Pechiché disse...

      Mais umas dicas super pertinentes para que a make up saía perfeita....mais uma vez demonstras ser uma grande profissional na forma como tratas por tu os produtos e o à vontade com que nos brindas com pequenos truques que fazem a diferença.... Graças a ti, que me sinto mais bonita... com uma estima mais elevada.... Obrigada eu, por tu me teres dado o prazer de te ter conhecido... além da profissional... beijinhos

      Turista disse...

      Querida Mimi, uma questão: quando coloco a base líquida, utilizo um pincel próprio. Devo passar a base nas pálpebras e em redor dos olhos?
      Ou somente o corrector?
      Quando utilizo a base em pó, geralmente passo pela face toda. Não a devo colocar nos olhos?
      Obrigada por estes magníficos posts e beijinhos. :)

      Rita disse...

      Ai adorei adorei adorei! És uma linda artista com belíssimos trabalhos, muitos parabéns. E digo-te já que este artigo é um tesouro para todas as mulheres. Perfeito. Um beijinho!

      Paula Ferreira disse...

      Mimi, ontem fui comprar o creme que me aconselhaste para a pele reactiva. Acabei por comprar tb o tónico e desmaquilhante... Espero que resulte :)

      Deda Beleza disse...

      É incrível como parece ter lido os meus pensamentos. Estava mesmo para pedir uma dicas sobre como cuidar da pele com todos os detalhes que apontaste neste post. És fabulosa e não me canso de ler tudo que tens para nós. Obrigado e Boa semana

      angela disse...

      Obrigada pelo post e pelo blog. Sou leitora assídua, mas não sou lá muito comentadora :)

      Será que podias dar alguns exemplos das toalhitas matificantes? Obrigada

      Marta disse...

      Mimi,
      Excelente post.
      Posso dar apenas uma sugestão?
      Penso que seria útil colocares imagens referentes aos produtos que falas, assim, para quem é mais leigo na matéria, como é o meu caso, fica mais fácil encontrar os produtos nas lojas ;)
      Eu sei que na maioria dos post colocas imagens, mas neste teria sido essencial.

      Obrigado pelas dicas ;)

      Mimi La Rose disse...

      Querida Turista,

      Podes passar a a base e o corrector no olho, até porque vai ajudar a segurar a sombra por mais tempo (caso tenhas a pálpebra oleosa aplica sempre pó por cima para matificar).

      Há pessoas que tem olheira no olho todo, em cima e em baixo (como eu) e neste caso temos mesmo de corrigir essa zona toda, portanto não é errado aplicares bases e correctores aí. ;)

      ***

      Mimi La Rose disse...

      Angela,

      Estas toalhitas não são fáceis de encontrar mas penso que a Sephora tem e a Peggy Sage também tem (é do género de um livrinho com muitas folhas fininhas matificantes) e dão um jeitaço para andar na carteira e reduzir a oleosidade durante o dia.
      As da Peggy Sage custam 10€ e vou tirar foto para por aqui.;)

      ***

      Mimi La Rose disse...

      Marta,

      neste post não pus porque não estava a falar propriamente dos produtos mas do ritual, mas fui deixando sugestões e vou colocar sim a foto deles.

      Obrigada pela dica.

      ***

      Mimi La Rose disse...

      A todas as meninas que comentaram OBRIGADA, estes post's são feitos com todo o carinho para quem me lê e ter feedback é sempre muito bom.

      <3

      madeMOIselle disse...

      Olá minha querida :)

      Os teus pots são sempre uma preciosidade!!

      Passei só para te mandar uma beijoca e te manchar de batom ;)

      Beijiiinho!

      morganspider disse...

      Hello dear!

      Mais um post fantástico, com certeza que ajudas muitas meninas com estes posts, porque é realmente muito importante cuidar da nossa pele.
      Pois, mas no meu caso por muito que cuide ela anda doida, ando cheia de borbulhas, até já um tratamento que o dermatologista me receitou fiz e só me fez foi mal porque passado uns tempos a pele voltou não só a ficar oleosa, como acho que ainda ficou mais.
      Já não sei o que hei-de fazer. Não sei se volte ao mesmo dermatologista, se vá a outro (já é o 2º que vou e nada). Enfim.

      Obrigada por todo o carinho e atenção que nos dedicas.

      Beijinhos grandes!!!!

      Patrícia Feitor disse...

      Sempre com conselhos maravilhosos Mimi :) Obrigada por continuares a aconselhar e a dar-me ideias! Tenho aprendido mt aqui no blog! Es linda Mi*

      Lady Tahira disse...

      Olá Mimi!

      Em primeiro lugar muitos parabéns pelo teu trabalho!!!

      Eu por norma tiro a maquilhagem com desmaquilhante da oriflame mas o que me está a acontecer ultimamente é que fico com os olhos muito sensibilizados e a "arder" um pouco. E ainda por cima uso lentes o que tenho que ter mais cuidado. Vou pensar nos que indicaste! Os desmaquilhantes que indicaste compram-se na farmácia?

      Queria também pedir o teu conselho! Sou doida por maquilhagem! E ultimamente tenho me debruçado muito sobre o tema nomeadamente na compra de paletes! mas o mundo na net nem sempre é fácil de compreender! Gostava muito de ouvir a tua opinião pois sei que és sincera e isso é o que me levou a lembrar-me de ti! Já lançei esta questão no forum a "a nossa vida" mas as respostas chegam à mesma conclusão que a minha! O tema é as paletes de maquilhagem! Então aqui vai!

      "Pela net fora existem “N” tutoriais sobre paletes!!! O que eu me tenho apercebido é que muitas lojas vendem as mesmas paletes de maquilhagem com os mesmos nomes, mas de marcas diferentes (ou sem marcas) o que para mim se torna numa confusão!

      Antes de tudo privilegio a qualidade! Aquilo que me parece é que as paletes são as mesmas, só mudam de vendedor, marca!

      Por exemplo, a paleta de maquilhagem de 88 CORES WARM encontra-se na net à venda com a marca Fraulen38, Coastal Sciences, Pink Gloss, BHCosmetics, Abestlife (Tio Coreano), Bestbuystreets e como marca branca…

      E então eu fico sem saber onde comprar, no que poderei arriscar!!! Enfim, o que eu tenho lido é que imensos profissionais do mundo da maquilhagem usam essas ditas paletes! Então eu pergunto será que a marca Coastal Sciences tem a mesma qualidade que uma palete igual mas sem marca?

      De todos os tutoriais que tenho lido falam imenso sobre a marca Coastal Sciences!!!"

      Fico a aguardar! Acho que poderá ser tema de um tópico no teu fórum por exemplo! Desde já muito obrigado, Mimi, pela atenção!!! O mundo da net é muito interessante mas difícil de perceber!!!

      Um bj e tudo de bom!!! Desculpa a intromissão e questão.

      Mimi La Rose disse...

      Lady Tahira,


      Deves mudar rapidamente de desmaquilhante porque se arde é mau sinal. Sim os que nomeei compras na farmácia, usa um bifásico para a zona dos olhos, como o respectissime de la roche posay.


      Em relação às paletes, elas são todas semelhantes, algumas iguais e nem todas as sombras são pigmentadas e há outras que são muito.
      Não tenho nenhuma da coastal para talvez sejam melhores.
      Por exemplo. essas paletes são boas para quem adora cor, fazer aquelas maquilhagens com cores diferentes do normal e para esses casos é uma óptima compra. Mas para quem gosta de cores mais usáveis, como neutros eu aconselho a comprar outras marcas, mais caras é certo mas a qualidade é superior e irás usar muito mais que as paletes.

      Começas aos poucos a construir a tua palete e é um investimento inteligente, porque serão escolhas conscientes e sabes que irás usar muitas vezes.
      Tens a Mac, a Urban Decay e se quiseres algo mais acessível e personalizavel a Peggy Sage, que vende as sombras em refil e as paletes e tua vais construindo consoante os teus gostos, tens uma opção imensa de cores e sombras mate e com brilho.

      Esta é a minha opinião, investir em marcas de qualidade e cores que sabemos que são um investimento a longo prazo.

      Para começar, acho o preto mate, castanho mate e com brilhos e dourados essenciais.

      Se tiveres mais alguma dúvida, manda-me email
      monicasamoes13@gmail.com

      ***

      Lady Tahira disse...

      Olá Mimi!!!

      Muito obrigada pela tua resposta!!!

      Pois eu queria começar mas é complicado saber por onde!

      Vou enviar-te e-mail para trocar-mos algumas opiniões!!

      Muito obrigada pela atenção!

      Cláudia disse...

      Gostei deste post, pois estava muito bem explicado e sempre se aprende umas coisas ou corrige-se outras.

      Cou Cou Cherry disse...

      Olá, vi no teu post uma referência ao vitiligo, qualquer coisa como "é importante para atenuar as manchas brancas". O protector solar não atenua as manchas, é importante sim porque nas zonas brancas queima instantaneamente, posso dizer que inclusivé através da roupa se apanham escaldões nos casos mais evidentes, é verdade! E o uso de protector é importante para prevenir a alastração, porque quanto mais a pele for agredida mais tendência vai ter a alastrar-se porque tem tendência em aparecer em zonas da pele "ferida". Eu acuso-me, tenho vitiligo eu e mais algumas pessoas da familia

      Follow by Email

      Mensagens populares