terça-feira, 24 de Novembro de 2009

ERROS/EXAGEROS NA MAQUILHAGEM


É frequente ver muitos erros e exageros de maquilhagem, em especial nas "celebridades", e perguntamos "como é possível, elas têm maquilhadores profissionais e aparecem assim?", e é exactamente sobre isto que vou falar.

Como em todas as profissões há bons e maus profissionais, e esta não é excepção, porque não chega apenas gostar de maquilhagem para se ser maquilhador/a.
 É preciso ter talento, amar a arte, saber usar as mãos para fazer uma maquilhagem e não se apoiar só nós pincéis, mas principalmente é preciso ver a beleza onde muitas pessoas não vêem, olhar e saber logo o que se destaca, as cores que ficam bem, o que vamos destacar como sendo o foco de beleza daquele rosto e apreciar a beleza feminina/masculina por igual. E é por isso que há tantos e bons maquilhadores homens, porque apreciam e amam a beleza noutra perspectiva.

Outra questão são as formações ou cursos profissionais,  não é porque o fazemos e temos mais umas noções que já somos umas profissionais de excelência ou que sabemos tudo, não!!! Esta atitude só faz com que estagnem e não admitam os seus erros quando o fazem, quem pensa assim, está com falsas pretensões porque por mais talento que se tenha, é necessário ser polido, aperfeiçoado e isso só com muita experiência, só depois de passarem vários e variados rostos pela mão, a maquilhagem e técnicas estão em constante evolução, quando saímos dos cursos não sabemos metade, porque isso só se adquire com a própria experiência, vontade de aprender e humildade porque é aí onde encontramos a "nossa" técnica, onde apuramos o savoir faire para criar algo rápido e adequado, só depois de fazermos erros, porque só a pratica leva à perfeição.

E digo isto porque já vi muitos maus trabalhos feitos por profissionais, já vi recém formadas cheias de pretensão quando ainda tem tanto para aprender e porque eu aprendo todos os dias, estudo muito, interesso-mo, leio muito e pesquiso, ando sempre em cima das tendências, misturo as cores, pratico, etc e sei que foi ter trabalhado no teatro, com pessoas extremamente criticas e profissionais, que me ajudaram a evoluir, a trabalhar sobre pressão e arranjar maquilhagens adequadas aquela peça, aquela personagem, aquele figurino em cima da hora. Tirei o curso há mais de 5 anos e mesmo assim ainda tenho um longo caminho, porque aprendo coisas novas todos os dias, vou aperfeiçoando a técnica, assim como vou experimentando e descobrindo.

E agora chegou a minha hora de ensinar, de dar um pouco daquilo que fui aprendendo (e que ainda tenho de aprender), porque adoro arte e aprecio a beleza de uma maneira peculiar, adoro as imperfeições e são elas que me inspiram,porque se fosse tudo perfeito o mundo era aborrecido, é nas imperfeições que os maquilhadores, tem que dar de si, ser criativos e mostrar aquilo que valem.

E este blogue, é o reflexo do meu gosto por ajudar as mulheres a encontrar a sua beleza "escondida", dar ideias para potencializarem aquilo que já têm e simplesmente ainda não viram, por falta de confiança, tempo e auto-estima.
 Porque todos somos telas em branco e só depois de borrar muito, de misturar cores que não tem nada a ver, de rirmos da borrada que fizemos, é que limpamos tudo de novo e tentamos fazer melhor, e se temos um Pó de Diamante que ensina umas técnicas, quanto melhor ;) podemos criar com algumas bases e com pratica o resultado vai ser cada vez melhor!!!

Como desafio, quero que me digam porque as maquilhagens acima, não são as melhores :) Este tipo de exercício ajuda a apurar o sentido de estética e a não fazerem o mesmo. Analisem criticamente toda a imagem, não só o que ressalta logo à vista, assim como o que ficaria ou conjugaria melhor.

Fiz uma pesquisa de imagens para as tirar, não sei os sites ou blogues, sorry

Beijinhos Brilhantes, 

 

18 comentários:

disse...

Gostei Mimi - muito!

laçocorderosa disse...

Mimi,

Bem-vinda de volta :)

O post anterior foi muito útil e gostei também muito do que escreveste hoje e concordo contigo a 100%!

Queria pedir-te uma opinião... Que creme/roll-on anti-olheiras e corrector recomendas?

Beijinhos*

Mokas disse...

Ora vou tentar...
1)mto branco no rosto, lábios demasiado carregados e olhos com ar ganzado. Dá um aspecto de cadáver

2)má combinação de cores nos olhos e mau desenho do lábio inferior.

3) não sei mas n gosto

4) rosto fica demasiado vincado... demasiadas arestas

5) a miuda tá "apagada" faltam-lhe umas corzitas e força nos olhos

6)hm.... tipo colagem. os elementos não ligam. tlvz pelo relevo demasiado grande nos lábios

enfim, acho que chumbei no exame...
Mas é bem verdade o que dizes... em todas as áreas. Não se aprende grande coisa nos cursos... só trabalhando mesmo... e muito. E fora isso, é preciso continuar estudar e aprender com o trabalho.

jinhos

S* disse...

Jesus Cristo Mimi... até me assustei.

Mandy disse...

Essa primeira foto é clássica, muito feio!

Se segunda não vi nada muito horrível não.

A terceira parece o coringa!!!

A quarta ficou muito branco, estranho!

A quinta acho q foi proposital, achei bonito p/ 1 look meio dark!

Anónimo disse...

1ª e 2ª foto: olhos e lábios exagerados, um erro que não se deve cometer, ou se exagera nos olhos ou nos lábios e as cores também não são as melhores.
4ª e 5ª foto: aquele iluminador ou sombra (ou lá o que é) branco fica horrível.
6ª foto: talvez exagero de blush (esta é difícil do ponto de vista de uma amadora ;o)).
7.ª foto: o mesmo erro da 1ª e 2ª foto.
óh pra eu aqui armada em especialista na matéria, até parece que percebo disto ;o) Não custa tentar! ;o)

Beijinhos Mimi querida!
Sónia

Malinha viajante disse...

Não se deve destacar olhos e lábios ao mesmo tempo, porque fica demasidado carregado. Apenas se deve usar maquilhagem um pouco mais forte num dos casos! ;)
bj*

Ana Carvalho disse...

Credo...realmente...um exagero de maquiagem...rs

Linda...eh a primeira vez q passo por aqui e jah to amando de paixao!

Fiz um blog tb...se vc puder dar uma passadinha lah, iria amar!

O endereco eh: http://anamakeups.blogspot.com

Beijos Mil!

Ana M. disse...

Mimi, escolheste o melhorzinho foi para saltar à vista?

Muitas vezes as pessoas quando chegam às tuas mãos, veem cheias de ideias, e algumas mesmo depois da tua opinião profissional insistem, não te acontece isso?
Depois pode dar nisto

beijinho linda

Susana Mateus disse...

Olá Mimi, ja sou seguidora do seu blog há um tempo, gosto de ler, e gosto de aprender e aprofundar os meus parcos conhecimentos da maquilhagem, e por isso agradeço este blog pela partilha de conhecimentos.

Bem, agora vou-me atrever a comentar as fotos :)

foto 1 + 2 - olhos mto maus...sobrancelhas pessimas, parece que se levantou do caixão...não foi de todo aplicado o conceito de embelezamento que é para mim o lema principal da maquilhagem

foto 3+6 - nao gosto das pestanas e nao há qualquer realce ao olhar

foto 4+5 - ops...esqueceram-se de retirar o depósito...

foto 7 - olhar esborratado, o esfumado é muito mau, nao realçou em nada o olhar

Cigana disse...

A primeira tem o rosto muito pálido, a cor do baton realça ainda mais essa palidez e as cores que usaram nos olhos dão-lhe um ar de doente... ok, parece uma morta.

Na segunda as pestanas inferiores pintadas prendem a minha atenção.

A terceira as sobrancelhas estão pronto... não é preciso comentar. E aquela zona mais clara entre os olhos e as maçãs do rosto... enfim...

Na terceira a boca ficou com tom "apagado" (devo estar a dizer asneira mas ok) e dos olhos só vejo as pestanas...

A tem ar de morta como a primeira. Acho que o destaque dado aos olhos e à boca entra em conflito...

Pronto, cá a minha opinião...

szofi disse...

Olá MImi! Que bom voltar a ter notícias tuas! O que está mal nas maquilhagens da foto é bastante óbvio...mas apesar da última quebrar a regra do "labios fortes olhos suaves" eu acho que lhe fica bem, talvem por ela ser jovem e combinar com o estilo rockeiro dela!

Carla disse...

Adorei o post, adoro ter o blog a bombar de novo :P
Quanto ao desafio, acho que há excesso de corrector e os labios serem fortemente destacados ao mesmo tempo dos olhos... Não sei muito bem!!

Beijinhos *

Camilla disse...

Olá!! Tem um selinho pra você no meu blog!!! Ah e eu to fazendo um sorteio no meu blog de um kit do filme Lua Nova, queria convidar vc e suas leitoras pra participar!!
http://peganopink.blogspot.com/2009/11/blog-post.html

Fabulastica disse...

Olá Mimi!
Vou responder ao desafio!

1 - Penso que o erro terá sido destacar os olhos e a boca ao mesmo tempo. Sempre ouvi dizer que não se deve realçar as duas coisas ao mesmo tempo.

2- Na segunda foto, os olhos não são harmoniosos porque têm um risco preto por cima e por baixo, fazendo com que pareçam mais pequenos.

3- Esta é fácil. O corrector por baixo dos olhos não foi bem disfarçado, ou então é iluminador em demasia. Mas acho que o iluminador não se coloca naquela zona.

4- Esta é mais difícil. Será pelo exagero se sombra clara nos olhos e depois nenhuma cor na boca, ficando o rosto muito igual? Ou as pestanas postiças demasiado longas? Suscita algumas dúvidas.

5- Basicamente o problema da primeira, mas na minha opinião está ainda pior, porque a sombra preta por baixo dos olhos tem um esbatido muito largo, isto é, vem muito para baixo.

Depois dizes quais são as respostas correctas?

Beijinhos e continua com o bom trabalho!

MaR disse...

OLá Mimi, fico contente por teres voltado em força!

Vamos lá dar a opinião sobre as fotos:

1 e 2 - Cara demasiado pálida; sobrancelhas mal desenhadas e pouco cuidadas; sombra pouco favorecedora (o tom e o exagero, principalmente na parte inferior dando aspecto de olheiras)e que entra claramente em concorrência com a cor do batom. É o típico caso "too much information"!

2- Apesar dos tons terra ficarem bem a quase toda a gente, poderiam ter sido usados com um pouco mais de ousadia de forma a iluminar o olhar, talvez usando um pouco mais de dourado para dar luz, e a aplicação de pestanas na parte inferior tornou o olhar "caído".

3- Não se aqui foi falha do design de sobrancelhas ou má aplicação de botox, o que é certo é que elas estão demasiado elevadas. Da mesma forma, é claro o abuso de corrector, em tom bem mais claro que a pele da pessoa em causa, o que ainda fica mais chamativo devido ao alto contraste que faz com o blush.

4- Penso que as pestanas falsas são demasiado compridas o qe deixa um ar pouco natural, e ao optar pela sombra branca a acompanhar o look também ele branco tirou profundidade ao olhar, quando poderia ter sido focado como ponto forte da maquilhagem, já que os lábios estão nude.

5- Mais um exemplo de maquilhagem excessiva, onde há demasiada informação, dois pontos do rosto em destaque: boca e olhos. O esfumado dos olhos está exagerado e pelo menos uma sobrancelha está despenteada.

É a minha opinião, espero pela correcção da Mimi :)
*

guardanapo branco disse...

Mimi, estas maquilhagens parecem tiradas do TAAZ.com. Mas na versão mal feita porque na verdade é um programa altamente. Já deves conhecer mas em todo o caso dá lá um espreitadela: www.taaz.com. =)

*

nadine disse...

bem parece que sairam todas da Familia Adams!!!!

Follow by Email

Mensagens populares